quinta-feira, 3 de março de 2011

A "MURALHA"

Muralha

           No dia 22 de janeiro de 2011, as duas turmas de biologia SBI-39 e SBI-40 da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, pólo Afuá,  juntaram-se com o intuito de coletar espécies botânicas e conhecer uma árvore centenária que chama a atenção por sua imponência e suas gigantescas raízes.
Essa árvore é da espécie das Bombacáceas, cujo nome científico é Ceiba Pentandra, popularmente conhecida como Sumaúma. Essa árvore (foto acima) está localizada no município de Afuá- Ilha de Marajó-Pará- Brasil. Aqui na região, ela é conhecida como Muralha. Por quê? Você já vai entender! Ela possui raízes enormes que se alongam da terra e formam verdadeiras muralhas de mais de três metros de altura. Elas são conhecidas como o telefone da floresta, pois, os índios as usam para se comunicarem, batendo com pedaços de madeira na raiz, chamada de Sapopema, provocam sons que são ouvidos a quilômetros de distância, denunciando assim, a localização da pessoa.
Essa angiosperma é típica de várzea e atingem facilmente portes gigantescos, neste caso 60 metros de altura. Em terra firme, seu porte é um pouco menor, mas ainda é bastante volumosa, nos seus primeiros anos de vida possuem em seus galhos e troncos bastantes espinhos grossos com formato cônico. Por ser bastante exigente em luz, a regeneração natural é baixo, mesmo que gere grande número de sementes.
Possui fruto, com aparência obovóide e mede de 5 a 7 cm de diâmetro, variando de 8 a 15cm de comprimento, contendo de 120 a 170 sementes, que são envoltas por uma espécie de algodão acinzentado ou branco.
E para que pudéssemos ter noção da dimensão da base dessa árvore gigantesca, organizamos um círculo de pessoas em seu entorno com o intuito de dar-lhe um abraço simbólico, para que isso acontecesse, foram necessárias 80 pessoas de mãos dadas. (Veja as fotos).

Nosso transporte até a vila Emapa.

  
 Aqui todos já estavam a bordo do Barco cedido pela Prefeitura de Afuá.


Caminhada até a área da "Muralha"


           
Caminhada na trilha que leva até a grande árvore.


 Núbia, atravessando um córrego!


Enfim! A Muralha!

Eu, e minhas amigas, aos "pés" da Muralha.


          
 Nós, ao lado da grande parede formada pelas "sapopemas" da Muralha.


Abraço simbólico à Muralha.

Abraço simbólico à Muralha.

 Abraço à Muralha de outro ângulo.


A grande "Muralha"

 Turma toda reunida aos "pés" da Muralha comemorando esse momento tão especial.

           
               Vista de Afuá - A cidade mais exótica do Marajó.


           
AFUÁ - Ilha de Marajó - Pará - Brasil

Um comentário:

Obrigado pela visita!
Se quiser pode deixar seu comentário sobre o post acima.Volte sempre que quiser ou puder.
BioAfuá